thiago-pereira-medicina-integrativa-imagem-conteudo-2-01

Medicina Integrativa

A Medicina Integrativa é uma abordagem que busca conhecer e cuidar do paciente como um todo, não apenas tratar um órgão ou uma doença.

Reafirma a parceria entre médico e paciente com foco na manutenção da saúde. Tem a premissa de ouvir com atenção paciente para conhecer bem sua história, bem como a história de sua doença. Busca identificar e tratar as causas dos problemas, através do incentivo ao autocuidado,  suplementação personalizada e práticas complementares com comprovação científica. 

Nossos Diferenciais

– Cuidamos dos nossos pacientes como se fossem da nossa família, com muita atenção, carinho e amor. 

– Tratamento personalizado buscando todos os recursos disponíveis dentro da medicina convencional e complementar.

– Aprimoramento constante de toda a equipe a fim de oferecer um cuidado de excelência.

– Localização privilegiada no centro de Florianópolis, com estacionamento rotativo no próprio prédio e uma estrutura confortável para proporcionar uma experiência de cuidado e bem-estar.

Medicina do Estilo de Vida

O termo Medicina do Estilo de Vida, do inglês “Lifestyle Medicine”, faz referência a uma prática clínica multiprofissional, que visa a promoção e manutenção de hábitos de vida saudáveis e consequente redução das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), principalmente doenças cardiovasculares, diabetes, doença pulmonar crônica e diferentes tipos de câncer. É o uso terapêutico de intervenções de estilo de vida baseadas em evidências para tratar e prevenir doenças relacionadas ao estilo de vida em um cenário clínico. Ela capacita os indivíduos com o conhecimento e as habilidades de vida para fazerem mudanças de comportamento eficazes, que abordem as causas subjacentes da doença.

Prática Ortomolecular

A prática ortomolecular tem como princípio básico manter as reações bioquímicas adequadas para que cada célula do nosso organismo posso exercer sua função conforme programada. Dessa forma, são identificadas as deficiência de vitaminas e minerais conforme os sinais e sintomas apresentados pelo paciente, bem como o resultado de exames complementares. O termo "orto" significa certo, ou seja, através da suplementação das moléculas certas, sejam vitaminas, minerais, aminoácidos, princípios ativos naturais e alimentação saudável podemos reverter os desequilíbrios do indivíduo.

Nutrição Funcional

É através da nossa alimentação que conseguimos os nutrientes essenciais para nossa vida (vitaminas, minerais, proteínas, gorduras, carboidratos). É um processo que se inicia com a escolha do alimento e termina após a sua assimilação no sistema digestivo. O nutricionista é o profissional que vai avaliar sua alimentação para poder orientar as mudanças necessárias a fim de atingir o seu objetivo (emagrecimento, prevenção, melhora das doenças, melhorar a disposição e energia). Hipócrates já dizia há mais de 2300 anos: “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”.

Terapia Neural

A Terapia Neural busca neutralizar as irritações do sistema nervoso vegetativo que desencadeiam um sintoma ou enfermidade. O Sistema nervoso vegetativo (SNV) está presente em todo corpo, e sua função está relacionada à manutenção da homeostasia (equilíbrio do organismo), controlando funções como a respiração, circulação (frequência cardíaca e pressão arterial), controle de temperatura e digestão. Além disso, o SNV é o principal responsável pela inter-relação do corpo com o ambiente, como por exemplo, quando apresentamos tremores, constrição dos vasos sanguíneos, redução da frequência cardíaca e ereção dos pêlos numa situação de frio extremo, com o objetivo de gerar calor e reduzir nosso gasto de energia, mantendo uma temperatura corporal adequada à sobrevivência. Assim, o SNV é capaz de regular o funcionamento de todo o organismo.

Imunoestimulante Terapêutico Ativado (Vacina)

O Imunoestimulante Terapêutico Ativado (ITA®) é um potente imunomodulador formulado com os consagrados agentes modificadores da resposta imune β-glucana e β-glucoronidase associados aos princípios ativos dos antígenos purificados em baixas concentrações. Mais de um milhão de doses administradas sem que qualquer efeito adverso significativo fosse reportado. O ITA atua na redução ou supressão das reações alérgicas e imunológicas. É uma excelente opção para o tratamento de alergias inalatórias (rinite alérgica, resfriados de repetição, conjuntivites alérgicas), alergias alimentares, alergia a picada de mosquito e outros insetos, candidíase de repetição, herpes, infecções respiratórias e urinárias de repetição, alergia a formol, níquel e cromo.

Exames Disponíveis na Clínica

Bioimpedância (Composição Corporal)

O exame de bioimpedância é fundamental para a avaliação correta da composição corporal - níveis de gordura e massa muscular. Também possibilita o cálculo estimado do gasto energético basal. Exame indolor, rápido e seguro, é realizado com a InBody 230, um equipamento com referência internacional que utiliza a tecnologia tetrapolar para avaliar de forma precisa a composição corporal. O exame é recomendado para todos que querem saber se estão com excesso de gordura e ou deficiência de massa muscular. A sarcopenia (perda muscular) é uma condição comum nos idosos que contribui com a perda da sua autonomia. É uma condição que deve ser prevenida e pode ser facilmente identificada com esse exame. Pacientes em processo de emagrecimento também devem fazer seu acompanhamento com a bioimpedância.