Um olhar Integrativo sobre a Saúde Visual

A perda da visão é uma das mais temidas consequências do envelhecimento. Estima-se que de 10 a 20% dos idosos acima de 80 anos tem baixa visão. Isso ocasiona um impacto direto da qualidade de vida e autonomia, aumentando a incidência de depressão e isolamento.

A principal causa de cegueira em adultos nos países desenvolvidos é a doença macular relacionada a idade (DMRI). No Brasil está entre as 3 principais causas e pode aumentar com o envelhecimento da população. Atualmente pouco se pode fazer para reverter ou impedir a evolução da DMRI. É preciso mudarmos o paradigma da doença e lembrar que o olho faz parte do nosso corpo.

A abordagem integrativa do paciente com doença oftalmológica é fundamental na prevenção e melhora dos casos de DMRI. Alterações metabólicas que ocorrem na doença também ocorrem no resto do corpo e podem ser identificadas e tratadas. É o caso do estresse oxidativo, da inflamação crônica silenciosa e da homocisteína elevada.

A suplementação de vitaminas antioxidantes como vitamina A, C e E, ômega 3, minerais como zinco e magnésio e alguns fitoterápicos como bilberry, resveratrol e ginkgo biloba são estratégias importantes que devem ser realizadas de forma individualizada.

A melhor forma de mantermos nossa saúde visual é agirmos na prevenção. Utilizar óculos com proteção UV, cessar o tabagismo, aumentar o consumo de vegetais verdes escuros, dieta rica de boas gorduras e pobre em açúcar, suplementação individualizada de vitaminas e minerais, evitar o uso de antiácidos e prazóis (pioram a digestão e diminuem a absorção de nutrientes), exercícios físicos regulares, controle do estresse (yoga, meditação, respiração profunda) e realizar exame regular com o oftalmologista.

Hoje, 10 de outubro, é o dia mundial da visão. Comece hoje e melhore um hábito. Caminhe 1 km, faça 5 min de respiração profunda, coloque mais vegetais no seu prato. Você merece envelhecer com uma boa saúde e visão.

Você pode contar com a nossa ajuda para planejarmos e cuidarmos da sua saúde!

Agende sua avaliação e teremos prazer em atendê-lo!