O que é Medicina Preventiva e qual a sua importância?

A saúde preventiva consiste na precaução de lesões ou doenças por meio de ações antecipadas, em vez de curá-las ou tratar os seus sintomas.

Tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas e o foco é a antecipação da doença ou o diagnóstico precoce da enfermidade, proporcionando a agilidade no tratamento.

Por isto a importância de investir na medicina preventiva !

Veja que as  estratégias da medicina preventiva são divididas em níveis, que são:

Prevenção primária: este método de prevenção evita a ocorrência da doença, no geral, começando desde o período gestacional.

Prevenção secundária: engloba métodos para diagnosticar e tratar enfermidades presentes nos estágios iniciais antes de resultar em morbidade significativa.

Prevenção terciária: utiliza métodos para diminuir o impacto negativo da enfermidade existente, restabelecendo a função e diminuindo complicações.

Prevenção quaternária: utiliza métodos que evitam ou minimizam os resultados de intervenções desnecessárias ou excessivas no sistema de saúde.

Na abordagem da medicina integrativa a prevenção vai muito além da detecção precoce de doenças. Buscamos identificar comportamentos prejudiciais a saúde, desequilíbrios metabólicos e sentimentos que possam colaborar com o desenvolvimento de doenças. O foco é na melhora do estilo de vida e na otimização personalizada da fisiologia. Sempre compreendendo que existe uma integração do corpo, da mente e do espírito.

Quem não investe seu tempo e seu dinheiro na sua saúde logo precisará gastá-lo para tratar da sua doença. Agende uma consulta!