Já ouviu falar em Medicina do Estilo de Vida? Saiba o que é!

A Lifestyle Medicine (Medicina do Estilo de Vida) é uma abordagem cujo objetivo é tratar da saúde com enfoque em prevenção, promoção ou reabilitação partindo da reconfiguração de hábitos de vida.

Com pouco mais de 40 anos a modalidade cresceu após a percepção de que o modelo atual do sistema de saúde não conseguia absorver as demandas de pacientes cada vez mais adoentados.

Logo, notou-se que evitar o adoecimento da população é mais eficiente que a intervenção médica após a existência de um problema.

Basicamente ela se baseia em estudos sobre a longevidade e a expectativa de vida do ser humano. São analisados casos de indivíduos que viveram um século e o que eles fizeram para chegar nessa marca sem medicamentos, e após todos esses estudos são aplicados os resultados na população.

O papel do médico é de avaliar e diagnosticar problemas e hábitos prejudiciais à saúde. Através da educação em saúde e bem-estar desenvolve-se um plano viável e que façam sentido para o paciente, atuando de forma conjunta. Através de uma equipe multidisciplinar e com enfoque no autocuidado, obtém-se as mudanças necessárias para uma vida mais saudável.

Muitas pessoas acreditam ser difícil mudar seus hábitos. Acredito que através de uma estratégia pautada em pequenas mudanças, sempre entendendo seus benefícios e a motivação para envelhecer de forma saudável e independente se consegue promover as mudanças necessárias sem sofrimento. Pacientes com diabetes, hipertensão arterial, hipotireoidismo, enxaqueca, estresse, cansaço, doença coronariana e até câncer podem se beneficiar.

Ficou interessado na medicina do estilo de vida? Você pode contar com a nossa ajuda para planejarmos e cuidarmos da sua saúde!

Agende sua avaliação e teremos prazer em atendê-lo!