O que é Medicina Integrativa?

A medicina integrativa é uma abordagem médica que vai além da doença, pois ela trata o paciente como um todo desde o seu estilo de vida, suas alterações metabólicas até a forma como ele se relaciona com o ambiente onde vive.

Nessa abordagem a interação com o paciente é de extrema importância, propondo uma parceria entre médico e paciente para obter uma melhora da saúde. O paciente deixará de receber passivamente o tratamento e passa a participar ativamente da própria saúde.

Nessa parceria a medicina integrativa reúne profissionais de diversas áreas e formações, defendendo que a interdisciplinaridade é essencial para cuidar da pessoa. Associada ao tratamento da medicina convencional faz uso de outros conhecimentos como práticas meditativas, técnicas de respiração, relaxamento, atenção plena, uso de fitoterápicos, e sempre baseados em evidências em relação à segurança e eficácia.

Alguns dos princípios da medicina integrativa são:

– É centrada no paciente e acredita que o autocuidado é a base para uma saúde duradoura;

– A saúde é vista como um estado vital de bem-estar físico, mental, emocional, social e espiritual, que capacita a pessoa a estar engajada em sua vida.

– A cada paciente é desenvolvido um plano de tratamento individualizado, baseado em suas demandas e necessidades.

– A promoção de saúde e a prevenção são enfatizadas no plano de tratamento.

Ficou interessado nesse tratamento? Você pode contar com a nossa ajuda para planejarmos e cuidarmos da sua saúde!

Agende sua avaliação e teremos prazer em atendê-lo!